top of page

Transtornos Alimentares e Exercício


Disfunção alimentar, ou transtorno alimentar são termos amplamente utilizados para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos à saúde de um indivíduo. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência e os principais são a anorexia e bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar periódica.

A Anorexia nervosa consiste um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Ocorre predominantemente em mulheres jovens, e em dois picos de incidência: aos 14 e aos 17 anos. A Bulimia nervosa consiste na ingestão de grandes quantidades de alimentos de uma vez seguido por alta indução de vomito com a intenção de os altos índices de calorias consumidas. É considerada uma doença potencialmente fatal que afeta milhões de pessoas, especialmente mulheres, e é mais comum do que a anorexia nervosa. O transtorno da compulsão alimentar periódica é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios extremos para a perda de peso como vômito e laxantes. O meio da prática esportiva, como em modalidades de corrida, ginásticas artística e rítmica, ballet e outras, apresentam maiores índices de participantes com esses tipos de distúrbios alimentares, e uma das principais causas disso é terem maior participação de mulheres jovens, visto que essa é a principal população que desenvolve esses distúrbios, e por exigirem uma estrema importância na aparência física e no peso corporal.

Referências: WINKLER, L. V., CHRISTIANSEN, E., LICHTENSTEIN, M. B., HANSEN, N. B., BILENBERG, N., STØVING, R. K. (2014). Quality of life in eating disorders: A meta-analysis. Psychiatry Research, 219(1), 1-9. TARANIS, L.; MEYER, C. Associations between specific components of compulsive exercise and eating‐disordered cognitions and behaviors among young women. International Journal of Eating Disorders, v. 44, n. 5, p. 452-458, 2011. APPOLINÁRIO, J. C.; CLAUDINO, A. M. Transtornos alimentares. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, p. 28-31, 2000.

bottom of page